domingo, 6 de janeiro de 2013

ENTIDADES DE ENSINO...

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GASTÃO GUIMARÃES


A origem do Instituto de Educação Gastão Guimarães está vinculada a mudanças pelas quais passou a formação de professores em articulação à expansão do ensino primário no país. A importância política e sua peculiar situação de confluência tornam Feira de Santana uma das sedes das Escolas Normais previstas no artigo 119 da Lei 1.846, de 14 de agosto de 1925. Assim, o Instituto de Educação Gastão Guimarães foi inaugurado em 01 de junho de 1927, com a designação de Escola Normal de Feira de Santana e representa uma iniciativa de formação de professores, associada à implementação da instituição primária na Bahia. Em 1935, por decreto do Governador, a Escola Normal passa-se a denominar-se Escola Normal Rural. Esse fato constituiu também um acontecimento marcante em Feira de Santana, pelo entusiasmo que despertou, realizando-se, inclusive, nova inauguração. Em 1949, atendendo à Lei Orgânica do Ensino Normal que determinava a criação de cursos ginasiais/secundários, passa a ser chamada Escola Normal e Colégio Estadual de Feira de Santana. Publicado no Diário Oficial do Estado de 24 de fevereiro de 1962, a Escola Normal Rural foi transformada em Instituto de Educação Gastão Guimarães, atendendo a proposta da Câmara de Vereadores. Esse registro de trajetória sinaliza marcos de possíveis mudanças na formação de professores primários.

Instituição marcante na história social e educacional da cidade, tendo por quase todo o tempo de existência envolvida com a formação de professores, vivenciou os diversos momentos que cercaram a carreira profissional da professora primária, desde sua ascensão e prestígio social até a proletarização e perda de prestígio.

Na década de 90, em meio a discussões acerca da necessidade de se elevar o grau de formação de professores, abre suas portas para o Curso de Formação Geral e reduz a oferta de vagas para o magistério. Fruto disso, há mudanças no perfil do alunado que antes, predominantemente feminino, passa a incorporar significativa parcela do sexo masculino. Com isso, cresce a heterogeneidade cultural, social, econômica e religiosa, demandando a criação de cursos variados na perspectiva de atender as novas especificidades.

Hoje, o Gastão é um dos maiores estabelecimentos de ensino público estadual de Feira de Santana, classificado como instituição de porte especial, pertencente à Diretoria Regional de educação (DIREC 02), órgão da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, com mais de três mil alunos. Funciona nos três turnos, com Ensino Médio, oferecendo o curso de Formação Geral, Ensino Fundamental, 2º ciclo (5ª a 8ª séries) e também a Educação de Jovens e Adultos (EJA).



Nenhum comentário:

Postar um comentário